Textos


A mensagem---BVIW

 

Ritinha estava esperando a vez no caixa eletrônico do supermercado, quando foi surpreendida com um grande baú e uma tabuleta escrito assim: "Deposite aqui sua doação." Dentro do baú as pessoas deixavam sacolas de roupas, calçados, casacos, cobertores e alguns objetos como bolsas e bonés. Por orientação dos donos do supermercado, qualquer pessoa que precisasse de alguma roupa ou objeto daquele baú, poderia escolher e levar. Foi assim que Ritinha viu um homem aparentando ter uns 40 anos, remexendo o baú a procura de alguma coisa que lhe interessasse, até que viu uma camiseta preta com dizeres em branco: “Tome um porre de livros que a ressaca é de cultura.”

Aquele homem guardava um segredo no seu íntimo que transparecia no seu olhar. Ficou ali parado, segurando a camiseta como se fosse uma jóia preciosa. Virava pra lá e pra cá, trazia a camiseta com as duas mãos aconchegadas no peito, com pensamento longe como se visualizasse algo concreto. De repente algumas lágrimas escorreram pelo seu rosto. Ficou estático com olhar distante. Ritinha não aguentou de curiosidade foi até o homem e perguntou: “O senhor está precisando de ajuda?”.

Ele despertou daquele transe e viu naquele instante o momento certo para desafogar seus traumas.

Heitor era o nome dele. Aquela camiseta despertou nele o passado. Foi professor durante 10 anos, mas quis o destino que ele se perdesse nas drogas e veio parar nas ruas. Estava tentando encontrar uma saída para recomeçar. Ao ler aquelas palavras, Heitor sentiu um fio de esperança  para reencontrar o caminho, afinal ele estava de ressaca - aquela  que um professor deveria armazenar bem guardadinha. Ritinha ouviu seu desabafo e desejou-lhe boa sorte!

 

Tema: A camiseta

 

Daisy Zamari
Enviado por Daisy Zamari em 18/06/2025


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr