Marieta, moça cativante, sabia como atrair olhares de todos. Quando saía de casa para cumprir seus compromissos, andava segura como se fosse uma rainha. Alguns a consideravam ousada outros achavam-na antipática. A verdade é que ninguém gosta de pessoas com "nariz em pé."
Nas rodas de conversas da vizinhança, o nome "Marieta" era obrigatório. Daí se desenrolava um enorme novelo de adjetivos. Um dia descobriram que essa moça tinha um segredo guardado a sete chaves. Pelo jeito, uma das chaves se perdeu e puderam abrir suas verdades. O dono do único mercadinho do bairro, Sr. Osório, deixou escapar que as compras de Marieta eram pagas com o cheque do homem "bonitão do pedaço". Não era pra contar, mas escapou! Pronto, estava feito o estrago. Tudo correu em "boca de Matilde". Toda aquela arrogância se desfez como gelo derretido.
Foi estrago federal! O bonitão era casado e a esposa foi tirar satisfação com Marieta e daí pra frente começou um novo capítulo que vai ficar para o próximo conto. Afinal, não era pra contar!
Tema: A revelação