Textos

Máquinas
"Quando o carteiro chegou e meu nome gritou com uma carta na mão"...Carta?-Palavra antiga como tantas outras que já não se usa mais como:vitrola,mictório,bacana,brotinho,balzaquiana,etc etc.
Tudo agora se resume em máquinas.Quanta mão de obra foi atrofiada e dispensada com a chegada do progresso das invenções,para facilitar o trabalho dos homens. O homem matando o homem no que tange a sua própria sobrevivência.-"Eu não preciso mais de fulano pois a máquina valerá por dez ,enquanto ele é um só."
Mas ele,este mesmo homem dispensado,terá deixado para atrás muito mais do que dez pessoinhas que dependiam dele ,apenas dele.
É preciso se atualizar!É preciso acompanhar o progresso!Se voce não se preparar,nada acontecerá na sua vida!

E assim ,aquele rolo compressor vem vindo de longe esmagando tudo e todos sem complacência,sem dó nem piedade,sem diferenciar o que ainda tem raiz para o plantio,como sementes que se espalham,germinam e crescem.
Tudo bem que as máquinas adiantam o tempo escasso e os multiplica rapidamente.Mas,tudo tem que ser tão rapidamente?!

-Não há mais tempo para observar a natureza ao vivo ea cores.
Não há mais tempo para criar poesia com a inspiração de um amanhecer radiante com os raios do sol.
Não há mais tempo para ouvir as histórias guardadas na memória de um velho que armazenou suas experiências com fatos pitorescos que encantavam os pequeninos e os entretiam,induzindo-os a sonhar.

Quantos avós devem estar meditando sobre a falta de oportunidade de demonstrar por meio das palavras ditas com emoção da voz ,a expressão dos rostos ,das lágrimas,suas experiências vividas e conquistadas com sacrifício.

Dirão os jovens :-Mas estão aí os emails trocados e relatados para quem quiser saber a opinião de cada um sobre determinado assunto.
Tudo bem,eu tambem já li muitos e me comovi.Mas será que só os que se comunicam com "máquinas"terão essa oportunidade de conversar?

A máquina é implacável.Ela quer dominar o mundo e está conseguindo.
Ela e seus efeitos colaterais destroem tudo que se diz retrógado.Acho que diante de seus resultados e suas consequências,sòmente ela sobreviverá...

O carteiro já não fascina mais as pessoas como antigamente.Esperar por ele hoje em dia é esperar pelas correspondências bancárias,boletos a serem pagos,avisos urgentes de ordem jurídicas etc.
Cartas? cadernos?bilhetes?Tudo isto é obsoleto,é acúmulo de papel ocupando espaço de outras coisas mais úteis.
Sem paciência e sem o famigerado tempo para armazenar tudo isso em chips,dvds,disquetes,cds etc,tudo estará perdido e só servirá mesmo para aquele que em vida deixou seus sentimentos escritos manualmente
Muitos ainda tem a sorte de transformar suas idéias em livros que serão manuseados,presenteados ,passado de mãos em mãos,satisfazendo os amantes da leitura e o próprio autor que sentirá
orgulho da sua obra.

Máquina-nada contra voce! Reconheço seu lado útil.Só peço que tenha a mesma consideração pelos que ainda não aderiram aos seus encantos.Todos temos o livre arbítrio.Aceitar ou não o progresso é uma questão de escolha sem se sentir inferior.
Afinal muitas coisas podemos fazer sem as máquinas.A prova disto é que estão voltando a recrutar e a incentivar a mão de obra especializada nos inúmeros cursos técnicos ,de várias áreas.

Apesar do corpo humano ser nada mais do que uma máquina misteriosamente criada por Deus onde se fez a humanidade,logo tudo se torna uma redundância...

Masssss será que meus filhos e netos terão um tempinho para me dar um abraço apertado e um beijo gostoso ,rapidinho,só para abastecer essa carência de contato direto?
-Prometo que para não parecer tão desatualizada,usarei  minha poderosa "batedeira de bolo"(máquina?) e farei um bolo-bolo bem fofinho para saudá-los.
Daisy Zamari
Enviado por Daisy Zamari em 02/03/2011


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr