Confissões de uma avó
Acabei de ler duas crônicas da nossa recantista Lisyt:Descobrindo a poesia e Hum!..É bom ter vó.Achei lindas e comoventes.
Lembrei de uma crônica que escrevi lá pelos anos 90 ,quando minhas netinhas eram crianças,cujo título descrevi acima.Foram momentos de grande ajuda ,principalmente porque estava vivendo a ausência do meu maridinho .
--------------------------------
-Vovó me conta uma história?
Já estavamos bem aconchegadas na cama ,com os travesseiros servindo de encosto ,devorando a tradicional maçã antes de dormir ,(costume esse passado de pai para filho e agora para os netos) quando veio a pergunta:
- Vovó me conta uma história?
-Claro fofinha,conto sim.
-Mas eu quero história sobre vovô.
- Tudo bem,eu conto.
"Vovô era uma pessoa muito legal! Alegre, bricalhão,gostava de falar bobagens com as crianças da família que estavam sempre a provocá-lo só para vê-lo perguntar "porcarias",essas que voces gostam de falar sobre :xixi,cocô,meleca,etc.
Gostava tambem de dar susto,aparecendo de sopetão,num pulo só no meio da sala ,com os dois braços levantados seguidos de um berro:AHA-AAA!!!!Depois se divertia,rindo até não aguentar ,segurando a barriga. Sabe amorzinho,quantas vezes eu distraída no tanque ,era surpreendida com uma cócega no pé ,subindo devagarinho pela perna ,como se fosse uma barata. De repente era sabão pra todo lado de tanto que eu pulava de aflição.
Lá estava o vovô rindo com a vassoura na mão ,denunciando sua travessura.
Tem tambem aquela vez que ele levou oito pessoas no seu fusquinha e fechou todas as janelas bem fechadinhas e aí...Bem é melhor esse segredinho ficar só entre nós ,tá bem? Afinal o vovô tinha tudo tão simpático ,até o p... não é mesmo? Segredo é segredo e pronto!"
Gargalhavamos o tempo todo até que ,na candura daquela inocência eu ouvi a frase mais doce da minha vida:
-Vovó ,eu amo o vovô Pereira,ele era tão legal !...
Sem nunca tê-lo visto pessoalmente,ela aprendeu a amá-lo pelo carisma de suas pequenas travessuras.Só os anjos explicam...
Daisy Zamari
Enviado por Daisy Zamari em 18/02/2011