Textos

O Despertar da Vida



13 de outubro de 1997
        Uma noite um pouco agitada,o dormir em etapas,acordando de duas em duas horas para constatar a presença de um anjo que dormia ao meu lado.Um anjo que gosta de ouvir histórias antes de dormir...
        Aos 14 anos de idade meu filho recebeu de presente do padrinho o livro ''O Menino do Dedo Verde''.O que ele nem imaginaria é que hoje ,sua filhinha com 8 anos fosse me pedir para ler este mesmo livro a ela...
      -Vovó,voce descobre pra mim porque Sr Bigode morreu?
     -Vamos ler juntas para ver em qual capítulo isto aconteceu.
      Quando terminei o 1º capítulo,meu anjo já havia adormecido.
      Fiquei bem umas duas horas sem sono,com o pensamento distante ,recordando um passado feliz.
      Quando amanheceu,tive a sensação de não ter pregado o olho mas a satisfação da companhia de uma criança esperta, ávida de saber ,interessada em compreender coisas novas ,Valeu!
      Uma experiência inesquecível conviver com crianças.São tão autênticas!Uma criança sempre desperta sentimentos adormecidos no adulto, que as vezes deixa escapar esse convívio raro hoje em dia .
     Saber prender a atenção da criança é um desafio.Compartilhar de suas necessidades é brincar de ser criança outra vez .
     Por exemplo:Nós duas não conseguimos compreender a explicação teórica do joguinho de nome :''O Caldeirão da Holda''
     No fundo da caixa veio uma observação:Qualquer dúvida escreva para Caixa Postal nº....?.Foi exatamente o que fizemos .A sensação de tomar uma atitude foi ótima!
     A cartinha foi escrita pelo meu anjinho que ainda colocou um PS afirmando não estar criticando o brinquedo ,só querendo entender.
    Ficamos aguardando a resposta.
    Essa atitude faz com que a criança comece logo cedo a usar todos os meios para defender seus direitos ,além de despertar o gosto pela leitura e pela escrita.
    Fico feliz quando percebo que colho os frutos que plantei.Adoro quando minhas netas me pedem para ler histórias.Valeu a pena começar.
    È como acompanhar a construção de um prédio bem ao lado do seu.A preparação do terreno,as lajes,os tijolos,o revestimento,as janelas,o acabamento.De repente vc que já estava acostumada com aquele bloco de cimento crescendo ao seu lado sem muita vida,percebe que  o tempo passou e ao abrir a janela dá de cara com luzes se acendendo uma a uma naquelas janelinhas então adormecidas.
    Quantas famílias se formaram nas dezenas de cômodos que aquele prédio abriga.Quantas vidas estarão vivendo suas alegrias e tristezas ,suas lutas e glórias.
    E pensar que nem me dei conta do tempo que foi utilizado para que eu percebesse essas luzinhas se acendendo...
    Assim são nossas crianças se formando para a vida...Hoje elas pedem a coisa mais simples:a atenção.Amanhã colheremos o fruto da atenção dispensada.
    Dormir e acordar para a vida é um exercício diário carregado de descobertas.
    Eu descobri que a vida é linda quando sabemos apreciar as pequeninas coisas.Aí é que mora a grandeza dos sentimentos.
    E descobrimos juntas porque o ''Sr Bigode''morreu e quem foi exatamente o principal personagem do livro ''OMenino do dedo Verde''
o Tistu ou seja ele era o um anjo, que veio amenisar o sofrimento do mundo e fazer crescer flores mesmo nos caminhos das pedras...
Daisy Zamari
Enviado por Daisy Zamari em 11/11/2010


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr